quinta-feira, 30 de julho de 2009

NOVOS LIVROS DIGITAIS BILÍNGUES SÃO LANÇADOS NO ENCONTRO DA APILRJ - 30/07/2009



Amanhã, dia 31 de julho de 2009, das 8 hs às 17 hs, estará acontecendo o I EPILRJ - I Encontro dos Profissionais Intérpretes de LIBRAS do Estado do Rio de Janeiro no Auditorio do SENAI - Rua Mariz e Barros, 678 - TijucaSerá um dia inteiro dedicado aos Intérpretes envolvidos em sua luta pela integração plena e conquista dos seus direitos na sociedade.
Além de discussões para encaminhamento de documentos para a FEBRAPILS sobre tabela de honorários, código de ética e outros assuntos importantes, haverá palestras com o presidente da FEBRAPILS, sr. Ricardo Sander, com o vice-presidente da FENEIS, sr. Paulo Bulhões e outros.
Mais informações: apilrj@yahoo.com.br
A EDITORA ARARA AZUL estará homenageando o evento com o lançamento de seu novo material multimídia bilíngue Libras/Português PRIMEIRAS FRASES EM LIBRAS, que dá continuidade ao PRIMEIROS SINAIS EM LIBRAS.
Na ocasião, haverá o pré-lançamento do novo LIVRO DIGITAL da COLEÇÃO ARARA DE LEITURA (Clássicos da Literatura Adaptados em Português e Libras): PETER PAN.
Veja mais em:
http://www.editora-arara-azul.com.br/Catalogo.php

Para NÃO SE CONTAMINAR COM A GRIPE "SUINA"NOME OFICIAL DA GRIPE É H1N1

FOTO VÍRUS INFLUENZA
FOTO VÍRUS INFLUENZA
OS LOCAIS
Os Cuidados devem ser tomados
BOM DEVEMOS LAVAR AS MÃOS MUITAS VEZES AO DIA.
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.Substituir as máscaras sempre que necessário.• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.• Evitar locais com aglomeração de pessoas.• Evitar o contato direto com pessoas doentes.• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentese roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.• Não usar medicamentos sem orientação médica.B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tossee/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:INFLUENZA A (H1N1)Outras informações:Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)http://new.paho.org/hq/index.php?lang=esOrganização Mundial da Saúde (em inglês)http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html
Disque saúde 0800 61 1997Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF CEP: 70058-900

quarta-feira, 15 de julho de 2009

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS BOLETIM INFORMATIVO.



LANÇADO ESTUDOS SURDOS IV NO ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS - 15/07/2009
Começou ontem, dia 14/07, em Goiânia, e segue até o dia 17/07 o 3º Encontro de Estudantes do curso Letras Libras reunindo alunos das três turmas pela primeira vez: Licenciatura 2006, Bacharelado 2008 e Licenciatura 2008.
A escolha da cidade de Goiânia para o evento, entre outras razões, deve-se ao fato de ter sido implantado em 2009 lá o primeiro Curso Regular Presencial Letras Libras (na Universidade Federal de Goiás).No primeiro encontro em Brasília, em maio de 2007, discutiu-se a experiência inicial do curso EAD, oportunidades de melhorias e avanços. Em agosto de 2008, no Rio de Janeiro, o tema foi prática para o aprendizado. Nessa 3ª Edição do Evento que tem como tema "Política e Educação, rumo a conquista de novos espaços", vários são os questionamentos: Que espaços já foram conquistados na educação de surdos no País? Até onde esses espaços são apropriações sólidas e definitivas? Que estratégias são necessárias para a manutenção desses e a conquista de novos espaços? Qual a perspectiva de trabalho para os futuros professores de Libras e Tradutores e Intérpretes de Libras? O que precisamos fazer para que as leis já sancionadas possam ser colocadas em prática? Qual o papel do acadêmico de Letras Libras na luta política por uma educação de qualidade para surdos
Durante o Encontro, outros eventos estarão acontecendo, entre os quais a Primeira Feira Nacional de Libras, que irá oferecer aos alunos a oportunidade de comprar livros e materiais na temática da surdez
A Editora Arara Azul, representada por sua Gerente de Produção e Assessora Pedagógica Cátia Cristina Silva, fez ontem o lançamento do quarto e último volume da COLEÇÃO ESTUDOS SURDOS, que já se encontra livre para “download” e impressão em
http://www.editora-arara-azul.com.br/EstudosSurdos.php

quarta-feira, 8 de julho de 2009

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS ATIVIDADES...Para educadores do Brasil que estão a procura de informações , para todos os meus Alunos e amigos .





ARPEF
Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica, atua em parceria com o CPL (Centro de Produção de Legendas) e está situada em Botafogo / RJ. Aqui você irá encontrar a metodolog ia utilizada, os setores, os convênios, a base de apoio, as en tidades e etc.
ASMG
Associação dos Surdos de Minas Gerais, fundada em 1956. Aqui você irá encontrar os objetivos e a diretoria da ASMG e mais prestação de serviços, informações sobre o mundo surdo, direito dos Surdos, LIBRAS, cursos, esporte e laser, etc.
Associação dos Surdos de Divinópolis
Aqui você encontra informações sobre a ASD. Fotos, artigos, novidades, eventos sociais e eventos esportivos.
ASSPE
Associação de Surdos de Pernambuco. Aqui você irá encontrar a história, a diretoria, fotos e programação anual da ASSPE, a lfabeto, bate-papo, etc.
Atelier Design
Programação Visual.
CBDS
Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos.
CEDIPOD
Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiênc ia é o "Portal da Cidadania da Pessoa com Deficiência". Aqui v ocê irá encontrar legislação, estatísticas, informações gerais , eventos, bibliografia sobre diversas deficiências, etc.
Centro de Estudo de Surdos na Argentina
Confederação Brasileira de Surdos
Site da Confederação Brasileira de Surdos.
Diário do Surdo
Aqui você irá encontrar notícias de surdos, com surdos e par a surdos.
Dicionário Digital Libras Cristão
Dicionário online de termos religiosos cristãos.
Dicionário LIBRAS
Aqui você irá encontrar um dicionário on- line contendo mais de 700 sinais da LIBRAS, a maioria ilustrad a com animações e que, posteriormente, será enriquecido com o signwriting.
Federação Mundial dos Surdos
Site em inglês da World Federation of the Deaf.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos / FENEIS
Site da Federação Nacional dos Surdos.
Grupo de Estudos Surdos/UFSC
Grupo de Estudos Surdos (GES) do Núcleo de Investigação de Desenvolvimento Humano (NUCLEIND), vinculado ao Centro de Educação da UFSC.
INES
O Instituto Nacional de Educação de Surdos, órgão do MEC, si tuado no Rio de Janeiro, é um Centro Nacional de Referência na Área da Surdez que, também, abriga uma escola de Ensino Infan til, Fundamental e Médio, e está sendo preparada para torna- se a primeira Universidade para Surdos do Brasil. Aqui você ir á encontrar informações sobre surdez e poderá esclarecer dúvid as sobre este assunto, também, encontrará registros das ativid ades internas e extras, eventos, seminários e congressos, info rmações sobre pesquisas, publicações, artes, cultura, educação e lazer, etc.
Instituto Santa Terezinha
O Instituto Santa Teresinha é uma escola católica de educaçã o infantil, ensino fundamental e médio para surdos, sem fins l ucrativos, situada em São Paulo. Aqui você irá encontrar histó rico, objetivos, proposta pedagógica, fonoaudiologia, bilingüi smo, lei de LIBRAS, curso de LIBRAS, mensagens, fotos, etc.
Libras e Literatura
Site da artista plástica surda Silvia Andreis.
Surdo Brasil
Apresenta links nacionais e internacionais. Não permite cópi a, mas aceita inclusão de outros sites sobre surdos e para sur dos.
Surdos - CE
Aqui você irá encontrar informações sobre a comunidade surda brasileira, especialmente, do Estado do Ceará, lista de discu ssão, contato, acesso às mensagens enviadas, etc.
Surdos Info
Aqui você irá encontrar opções diversas de sites para pesquisas de materiais da área da surdez.
Surdos On-line
Aqui você irá encontrar informações sobre a Comunidade Surda, contatos e diversões para surdos.

PARA EDUCADORES DO BRASIL QUE DEDICAM A SUA VIDA A EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA - LIBRAS - SURDO.

SEJA FELIZ.
EM QUALQUER MOMENTO.
ENCONTRE A FELICIDADE.

PARA EDUCADORES DO BRASIL.

Projeto Arara de Leitura Projeto Arara de Brinquedo Biblioteca Digital em Libras Caderno Acadêmico Centro Virtual de Cultura Surda
Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade
Pesquisas em Estudos Surdos /
AC_FL_RunContent( 'codebase','http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,28,0','width','50','height','10','src','menu_revista','quality','high','pluginspage','http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash','movie','menu_revista' ); //end AC code

Livro Didático Digital/MEC

Boa pesquisa.
Espero que seja para o seu melhor.
Um forte abraço.

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS ATIVIDADES. PROJETO DICIONÁRIO TOPONÍMICO

PROJETO DICIONÁRIO TOPONÍMICO INTERATIVO PORTUGUÊS/LIBRAS

Veja no mapa os nomes em Português e em Libras dos estados e capitais brasileiros.

Para ver outros nomes e os sinais, acesse os links no YouTube.

Para colaborar envie o link do seu vídeo no YouTube mais seu nome completo e a cidade onde mora para

secretaria@editora-arara-azul.com.br

e nós adicionaremos ao Projeto.

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS ATIVIDADES...



DICIONÁRIO TOPONÍMICO INTERATIVO - 03/07/2009
A Editora Arara Azul lança seu DICIONÁRIO TOPONÍMICO INTERATIVO como o primeiro produto do projeto DICIONÁRIOS TEMÁTICOS, visando colaborar com a divulgação dos Sinais existentes em diferentes áreas do conhecimento: medicina, matemática, engenharia, etc.
Nessa primeira ação disponibilizamos os Sinais dos Estados e Capitais do Brasil (com uma versão disponível para "download") e links de vídeos postados no YouTube com os Sinais de outras localidades.
Lembramos que, em função dos regionalismos da Libras, alguns Sinais apresentados talvez sejam diferentes daqueles praticados por falantes da Língua de Sinais em determinados locais. E por isso mesmo criamos a possibilidade de surdos ou ouvintes enviarem os Sinais por eles praticados, de maneira a futuramente termos um dicionário que represente a diversidade linguística da Libras.
Confiram e COLABOREM!
http://www.editora-arara-azul.com.br/DicionariosTematicos.php

Se a Vida... (...)


Se a vida fosse um sonho Eu gostaria de jamais acordar.

Se a vida fosse uma canção Gostaria jamais deixar de ouvi-la.

Se a vida fosse uma flor Gostaria que sua beleza e perfume não morressem.

Se a vida fosse um desejo O desejo seria da eternidade...

Mas a vida é um caminho Sem sonhos, Sem canções,Sem flores,Sem desejos...

A vida é o desafio De cada um de nósViver é sobreviver...

Chegar até velhice .

É o mesmo que ganhar uma luta .Onde o troféu é a história que se pode viver.

Nada faz da vida. A certeza de um amanhã.

A vida é aprender que não se pode Esperar o amanhã,Pois o amanhã simplesmente é um mistério.

Viver o presente É ser sábio,Viver do passado e do amanhã É acreditar em ilusões concretas.

Autora Fabiana T. Oliveira

VEJA QUEM TEM RAZÃO


Você vive num quarto escuro e fechado e diz estar aberto para o mundo.Você diz que ninguém fala a verdade, no entanto, mente o tempo todo para você mesmo.Fala que ninguém o deixa viver em paz, contudo, vive cheio de agressividade.Você quer toda liberdade do mundo, porém, vive com medo de ser preso.Você grita que é forte e que sabe o que faz, mas, receia a própria sombra.Você pede para que lhe deixem voar, entretanto, vive fora do ar ou no fundo do poço.Você vive dizendo que quer ganhar muito dinheiro, todavia, queima tudo o que você ganha e o que tem.Você diz que precisa de uma chance, mas, joga todas as chances fora.Você vive dizendo que quer ter amigos, no entanto, não percebe que é seu maior inimigo.Você se diz muito esperto e que não leva desaforo para a casa, porém, aceita ser dotado por quem lhe escraviza.Você quer um pedacinho do Céu e não percebe que faz da sua vida um completo inferno.Você caminha a passos largos para a morte e diz que isso é vida.DEPENDÊNCIA QUÍMICA SE COMBATE COM RAZÃO, AMOR E VERDADE.

O QUE O FILHO PENSA SOBRE O PAI


Esta pessoa hoje é meu Pai.

Aos 7 anos: Papai é Grande sabe tudo!


Aos 14 anos: Parece que o Papai se engana em certa coisas que diz...


Aos 20 anos: Papai está um pouco atrasado em suas teorias: não são desta época...


Aos 25 anos: O “coroa” não sabe nada... Está caducando, decididamente.


Aos 35 anos: Com minha experiência, meu Pai seria hoje, milionário...


Aos 45 anos: Não sei se consulto o “velho”, talvez me pudesse aconselhar...


Aos 55 anos: Que pena Papai ter morrido; a verdade é que ele tinha idéias notáveis.




Aos 60 anos: Pobre Papai!




Era sábio... Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde...Não espere tanto tempo para compreender e amar o seu pai do jeito que ele é.




Aproveite enquanto ele está com você para demonstrar o quanto significa na sua vida... Amanhã pode ser tarde demais...

A Arte de Envelhecer







Viva, viva, viva o momento presente.Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo.Corrija as suas falhas com diligência e coragem.Ria de si mesmo.Seja equânime e justo.Seja verdadeiro e cuidadoso com as pessoas.Dê sem pensar em retorno, nunca.Prepare-se para ser o professor em vez do aluno.







Tenha compaixão pelo sofrimento alheio.Sempre tente ajudar.Sua linguagem agora é a paciência.Mesmo que não queira, ela nasce numa determinada idade...Limpe o seu carma e o de sua família praticando boas ações e dedicando o mérito para o beneficio de todos os seres;








Assim você estará preparando o seu futuro, sua velhice, sua madurez.Prepare-se para morrer um dia,Pergunte-se o que vai responder quando for indagado:“- O que você tem para nos mostrar da sua vida?”porque você será indagado, seja ateu ou devoto.








Você dará vários nomes a isso. Essa energia:Buda, Cristo, Deus, Energia, Vida, Mente, Psique, Eu mesmo.Mas ela estará lá, dentro ou fora de você, como sempre esteve e estará.








Observe a natureza:Tudo nasce, tudo morre, tudo tem um ciclo.Viva os seus ciclos com paixão, sem medo.É a sua Vida!!!

LIÇÃO DE VIDA.




Um belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneirochega em casa todo orgulhoso e chama a sua esposapara ver o lindo caminhão que compraradepois de longos e árduos 20 anos de trabalho.Era o primeiro que conseguia comprar depois de tantos anos de sufoco e estrada.A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
Ao chegar à porta de casa, encontra seu filhinho de seis anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão.Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e, sem hesitar, completamente fora de si, martela impiedosamente as mãos do garoto, que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
A mulher do caminhoneiro corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer.Chorando junto ao filho, consegue trazer o marido à realidade, e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.Passadas várias horas de cirurgia, o médico desconsolado e bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados.Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.
Ao acordar, o menino ainda sonolento esboçou um sorriso e disse ao pai:-Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.O pai, enternecido e profundamente arrependido, deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância.
Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele e que a lataria do caminhão não tinha estragado.Então o garoto com os olhos radiantes perguntou:- Quer dizer que não está mais bravo comigo?- É claro que não! – respondeu o pai.
Ao que o menino pergunta:- Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos, e muitas vezes não podemos “sarar” a ferida que deixamos.
Nos momentos de raiva, tente parar e pensar em suas atitudes,a fim de evitar que os danos seja irreversíveis.Não há nada pior que o arrependimento e a culpa.Pense nisto!
Autora .C.S.W.M