sexta-feira, 30 de outubro de 2009

'Mulher da selva' cambojana hospitalizada por recusar alimentos


Sex, 30 Out, 09h25
PHNOM PENH, Camboja (AFP) - A "mulher da selva" cambojana Rochom P'ngieng, que recebeu o apelido por supostamente ter passado 18 anos vivendo na selva, foi hospitalizada por se recusar a comer, informaram seu pai e fontes médicas.

Rochom P'ngieng, que atualmente tem 28 anos, desapareceu quando era pequena, em 1989, na selva de Ratanakkiri, 600 km ao nordeste da capital do país, Phonm Penh.
Ela deixou a selva, onde sempre andava nua e suja, no início de 2007, quando foi capturada ao tentar roubar comida em uma fazenda. Não sabia falar e fazia ruídos como um animal.
Sal Lu, o homem que afirma ser o pai dela, declarou à AFP que Rochom P'ngieng foi internada por não se adaptar à vida em um vilarejo.
"Ela se negou a comer arroz durante um mês. Ficou muito magra. Ainda não consegue falar e age como se fosse um macaco. Na noite passada tirou os vestidos e tentou fugir pelo banheiro", disse.
Ele pedi que alguma organização de caridade assuma os cuidados da jovem

Dissertação REDAÇÃO


A todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de idéias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto. Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e idéias e utilizar a linguagem para dissertar. Mas o que é dissertar? Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas. A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto. A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade. Passos para escrever o texto dissertativo O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar. Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto. Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. - Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas. Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão. - Desenvolvimento: É a parte do texto em que as idéias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente. - Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido. Cada uma dessa partes se relaciona umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas. A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção. É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos seja através da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia-a-dia e dos mais variados veículos de informação podem sanar a carência de informações e consequentemente darem suporte ao produzir um texto.
Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola
Dissertação Subjetiva
Em se tratando do texto dissertativo há o predomínio da 1ª pessoa do singular?
Esse questionamento é muito comum, pois sempre aprendemos que não é aconselhável o uso da referida pessoa verbal, por tratar-se de um texto objetivo. Comumente, a modalidade mais requisitada em concursos e em provas de vestibulares é a Dissertação
Argumentativa.
Nela, a linguagem precisa ser clara, objetiva e precisa, uma vez que escrevemos para um leitor universal, com o qual não temos nenhum tipo de intimidade. É um tipo de texto que pauta-se por uma tese, isto é, uma ideia passível de discussão.
Nele expomos nosso ponto de vista sobre um determinado assunto, argumentando contra ou a favor do mesmo.
Por tratar-se de um texto objetivo, o recomendado é não utilizar a linguagem conotativa, pois ela dá margem a várias interpretações e revela um certo envolvimento por parte do emissor.
Mas existe um tipo de dissertação que apresenta uma abordagem mais pessoal diante do tema em discussão. É a chamada Dissertação Subjetiva.
É importante lembrarmos de que Subjetividade é marca pessoal, fonte reveladora de sentimentos e emoções frente a um determinado assunto.
O uso da 1ª pessoa e de uma linguagem conotativa são características relevantes, acentuando um envolvimento maior do emissor em relação à tese ora defendida. Neste caso, os argumentos nem sempre são pautados com base na racionalidade. Para melhor entendermos sobre esta questão, analisaremos um poema, o qual representa o texto em estudo:
Mulher ao espelho Hoje que seja esta ou aquela, pouco me importa.
Quero apenas parecer bela, pois,
seja qual for, estou morta.
Já fui loura, já fui morena, já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.
Que mal faz, esta cor fingida do meu cabelo,
e do meu rosto, se tudo é tinta:
o mundo, a vida, o contentamento, o desgosto?
Por fora, serei como queira a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira ao nada, não me importa quando.
Mas quem viu, tão dilacerados, olhos, braços e sonhos seus e morreu pelos seus pecados, falará com Deus. Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes, outros, buscando-se no espelho.
Cecília Meireles
Por Vânia DuarteGraduada
em Letras Equipe Brasil Escola

DICAS DE REDAÇÃO - Tipos de Discurso na Narrativa...

Discurso direto: O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar. Lavador de carros, Juarez de Castro, 28 anos, ficou desolado, apontando para os entulhos: “Alá minha frigideira, alá meu escorredor de arroz. Minha lata de pegar água era aquela. Ali meu outro tênis.” Jornal do Brasil, 29 de maio 1989.
Discurso indireto: O narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador. Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque. Dalton Trevisan. Cemitério de elefantes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1964.
Discurso indireto livre: É uma combinação dos dois anteriores, confundindo as intervenções do narrador com as dos personagens. É uma forma de narrar econômica e dinâmica, pois permite mostrar e contar os fatos a um só tempo. Enlameado até a cintura, Tiãozinho cresce de ódio. Se pudesse matar o carreiro... Deixa eu crescer!... Deixa eu ficar grande!... Hei de dar conta deste danisco... Se uma cobra picasse seu Soronho... Tem tanta cascavel nos pastos... Tanta urutu, perto de casa... se uma onça comesse o carreiro, de noite... Um onção grande, da pintada... Que raiva!... Mas os bois estão caminhando diferente. Começaram a prestar atenção, escutando a conversa de boi Brilhante. Guimarães Rosa. Sagarana. Rio de Janeiro, José Olympio, 1976.
Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola
Narração - Redação - Brasil Escola

REDAÇÃO ...NARRAÇÃO.


A narração consiste em arranjar uma seqüência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos: - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax; - Desfecho. Protagonistas e Antagonistas A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente. Podemos dizer que existe um protagonista (personagem principal) e um antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos). Há também os adjuvantes ou coadjuvantes, esses são personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história. Narração e Narratividade Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração. Os Elementos da Narrativa Os elementos que compõem a narrativa são: - Foco narrativo (1º e 3º pessoa); - Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante); - Narrador (narrador-personagem, narrador-observador). - Tempo (cronológico e psicológico); - Espaço.
Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola
Próxima Página - Redação - Brasil Escola

Concordância Nominal - Regra Geral

A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gênero (masculino ou feminino) e o número (plural ou singular). Exemplo: Eu não sou mais um na multidão capitalista. Observe que, de acordo com a análise da oração, o termo “na” é a junção da preposição “em” com o artigo “a” e, portanto, concorda com o substantivo feminino multidão, ao mesmo tempo em que o adjetivo “capitalista” também faz referência ao substantivo e concorda em gênero (feminino) e número (singular). Vejamos mais exemplos: Minha casa é extraordinária. Temos o substantivo “casa”, o qual é núcleo do sujeito “Minha casa”. O pronome possessivo “minha” está no gênero feminino e concorda com o substantivo. O adjetivo “extraordinária”, o qual é predicativo do sujeito (trata-se de uma oração com complemento conectado ao sujeito por um verbo de ligação), também concorda com o substantivo “casa” em gênero (feminino) e número (singular). Para finalizar, veremos mais um exemplo, com análise bem detalhada: Dois cavalos fortes venceram a competição. Primeiro, verificamos qual é o substantivo da oração acima: cavalos. Os termos modificadores do substantivo “cavalos” são: o numeral “Dois” e o adjetivo “fortes”. Esses termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o mesmo. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural. Observe que o numeral “dois” está no plural porque indica uma quantidade maior do que “um”. Então temos por regra geral da concordância nominal que os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem concordar com o mesmo em gênero e número. Importante: Localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome (substantivo).
Por Sabrina VilarinhoGraduada em LetrasEquipe Brasil Escola
Veja mais!

Concordância Verbal e Nominal ...

De acordo com Mattoso Câmara “dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal). Há, não obstante, casos especiais que se prestam a dúvidas”.
Então, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordância vem do verbo concordar, ou seja, é um acordo estabelecido entre termos.

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo.

Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.
Como vimos acima, na definição de Mattoso Câmara, existem regras gerais e alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dúvidas quanto ao uso. Há muitos casos que a norma não é definida e há resoluções diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordância.

Veja com mais detalhes esse assunto nos links a seguir: Concordância Verbal – Regra geral e Concordância Verbal - Os casos especiais.

Por Sabrina VilarinhoGraduada em LetrasEquipe Brasil Escola

ACORDO ORTOGRÁFICO, Tire as suas Dúvidas AQUI...



Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.

Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que tem o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

No entanto, não é necessário que haja aversão às alterações, pois são simples e fáceis de serem apreendidas! Além disso, há um prazo de adaptação que dá calmaria a todo processo de mudança! Para tanto, o Brasil Escola apoiará as novas regras e irá promover a atualização dos textos para que os internautas possam se sentir mais confortados e ambientados com esse novo jeito de escrever algumas palavras!


A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página.


No entanto, não há prazo para que as repostas sejam enviadas, já que cada pergunta passará por análise da comissão de lexicografia e lexicologia.
Visite esta seção e tire todas as suas dúvidas de maneira rápida e objetiva, proporcionada por uma linguagem simples e prazerosa. Fique sabendo de todas as mudanças ortográficas significativas para o Brasil! É só clicar e informar-se!
Por Sabrina VilarinhoGraduada em LetrasEquipe Brasil Escola

sábado, 10 de outubro de 2009

A EDITORA ARARA AZUL apresenta aos seus leitores textos para download gratuito em formato PDF TUDO PARA INCLUSÃO...

A EDITORA ARARA AZUL apresenta aos seus leitores textos para download gratuito em formato PDF (se você não tiver instalado em seu computador o ACROBAT READER que permite a leitura desses arquivos clique aqui e instale agora) e artigos em formato .doc.
Para copiá-los basta clicar sobre o título.
Alguns textos estão disponíveis SOMENTE PARA LEITURA e poderão ser adquiridos em "versão papel".
Qualquer dúvida, por favor, entre em contato:
editora@uninet.com.br
Artigos
Livros / Coleção Cultura e Diversidade
Pesquisas em Estudos Surdos

PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NA WEB - 09/10/2009




PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NA WEB - 09/10/2009
Agora o site da EDITORA ARARA AZUL já se encontra acessível em Libras para surdos!
Todos os textos escritos que não são auto-explicativos (através de imagens ou outros recursos audio-visuais) apresentam a tradução para a Libras através do acionamento do ícone .
Aproveitamos para pedir sua opinião sobre esse novo recurso, que acreditamos ser a melhor proposta de acessibilidade para surdos em Sites.
Se você tiver alguma sugestão, por favor mande seu e-mail para
eaa@editora-arara-azul.com.brConfira!
www.editora-arara-azul.com.br
Agora o site da EDITORA ARARA AZUL já se encontra acessível em Libras para surdos!
Todos os textos escritos que não são auto-explicativos (através de imagens ou outros recursos audio-visuais) apresentam a tradução para a Libras através do acionamento do ícone .
Aproveitamos para pedir sua opinião sobre esse novo recurso, que acreditamos ser a melhor proposta de acessibilidade para surdos em Sites.
Se você tiver alguma sugestão, por favor mande seu e-mail para eaa@editora-arara-azul.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores



Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas,
nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(4x)


domingo, 4 de outubro de 2009

A AMÉRICA LATINA CHORA POR MERCEDES SOSA, és agora parte perene de nossa história e sempre te amaremos por isso!!!


Hoje dia 04 de outubro de 2009, a América Latina se tornou mais pobre! Perdemos uma das maiores e mais completas artistas que essas terras já viu!!! Mercedes Sosa partiu mas deixou para cada um de nós o seu canto de liberdade!!! Mercedes Sosa não somente foi uma grande artista, mas também uma grande defensora da liberdade, da democracia, tendo sido antes de qualquer outra coisa, fonte de inspiracão para aqueles que sonham com uma América Latina melhor !!! Que sua obra não tenha sido em vão e que em cada lugar de nossa amada América Latina, seu canto possa ecoar por toda eternidade, pois foi isso o que ela almejou e nesse momento em definito alcançou e somos gratos por ti por isso Mercedes!!! os seus sonhos permancerão vivos, pois para aqueles que amam a América Latina como ti, de alguma maneira sempre carregarão um pouco de sua obra, pois ela sempre será sinônimo de luta em favor do menos favorecidos... Nosso coração está ferido, mas esse ferimento não será em vão, pois simbolicamente seu sangue de agora em diante se fundirá com a terra sagrada de nossa gente!!! Vá e em paz Mercedes e com a certeza da missão cumprida, és agora parte perene de nossa história e sempre te amaremos por isso!!!
Prof Ms Célio Marcos Pedraça.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Gotas de Sabedoria... Eu aprendi que...

Eu aprendi...
...que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos e maravilhosos do mundo.

Eu aprendi
...que ser gentil é mais importante do que estar certo.


Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma.


Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos.
Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender.
Eu aprendi...
... que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto.

Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; Eu aprendi... ...que dinheiro não compra 'classe'; Eu aprendi... ...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
Eu aprendi...
...que debaixo da 'casca grossa' existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada.

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia.
O que me faz pensar que eu possa ?
Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera.
Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas.
Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa , é me cercar de gente mais inteligente do que eu.


Eu aprendi... ...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso
Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa.
Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda.
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Eu aprendi...
...que Deus jamais nos dá uma cruz da qual não possamos carregar...
Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las.
Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência.

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito,
Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a.
Eu aprendi...
...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte,
Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
Eu aprendi...
...que saudade doi... E muito...
Eu aprendi...
...que só damos valor quando perdemos...
Eu aprendi...
...que a vida é uma só... e o tempo não pára e nem volta mais... portanto temos que viver o hoje como se não houvesse o amanhã....
Mensagem enviada por:
Bruna Liana Teza Canarin
Cidade Carlinda MT.
Brasil.
Obrigada por sua linda Mensagens.
Você é uma linda estrela.
Mil Beijos.
Saudades.


GOTAS DE MINHA VIDA...

És o meu sonho, Os meus sonhos de mais puro amor.
A minha criança sei que estais em algum lugar lindo, confortável e cheio de amor para você.
Sei que contas os dias para chegar.
Para juntos criarmos maravilhosas Brincadeiras.

Meu anjo mais belo, minha mais bela poesia, os sons das mais belas músicas vem de você.

A minha verdadeira inspiração, de sonhos melhores para todos.

Para o nosso mundo, por que bem sei que a solução

vem dos puros olhos de uma criança. Não aguentamos mais esperar, quando vamos nos encontrar?

E então Eu verei os seus olhos, e sentimos o nosso calor que é cheio de amor .

Proteção e felicidade que só existe no colo de quem é MÃE.


Vem pra mim, vem para o meu mundo meu Bem.
Vem para os meus sonhos, vem para me fazer mais Feliz.
Vem para a nossa Casa, para nosso Lar.
Deixa a mamãe amar você!
Deixa o papai correr com você pela nossa casa?

Vem , vem, vem ,pra mim, meu anjo Bom.
Minha vida meus sonhos, minha vida sem você.
Não tem tantas flores.
Por que você, tem todo o perfume.
Que poder mudar as nossas vidas.

Te amamos Vida.
De sua Tia Mãe. Claudia Susana .

GOTAS DE MINHA VIDA...

Gotas de Amor...
Sonhos de ter em meus braços .
Sonhos de ter em meu corpo a vida.
De um ser que com toda a certeza mudaria a minha vida por completo.
Tiraria de mim, o desejo de solidão , e encheria a minha vida de sons
Que jamais foram ouvidos por minha alma.
Quem sabe minhas noites seriam ocupadas por ele ou ela.
Que me chamaria para me dizer alguma coisa, ou para somente olhar em meus olhos e assim mesmo eu saberia o que eles queriam me dizer.
Mesmo sem nem uma palavra, somente um olhar diria o quanto realmente me ama.
Sonhos de sentir pulsar dento de mim, uma vida, que seria a minha herança genética eterna, minha imagem, meus sonhos e minha vida continuariam em minha vida mais jovem que eu, o meu filho minha filha.
Mais vejo os meus dias passarem por mim.
E a cada dia vejo-me mais solitária na imensidão do mundo..
Eu em mais um dia, mais uma noite solitária adormeço em minha solitária cama de um Hotel, perdida em Plena Floresta amazônica , na cidade de Alta Floresta Mato Grosso Brasil, hoje é dia 02 de outubro de 2009, amanhã é dia 03 de outubro , será o meu Aniversário completarei 34 anos.
Em pleno auge de minha carreira acadêmica , e Profissional, sou Professora Universitária, vale ressaltar que é a maior Universidade do Estado do Mato grosso, e a quinta maior do Brasil, a UNIC, Universidade de Cuiabá, era o grande sonho de minha vida quando cheguei a está terra. Em meio a todas as minhas recordações de um outrora cheio de dores e muitos sonhos um deles era de ser uma Professora Universitária sonho este que manteve-me de pé por muitas lutas e até mesmo humilhações por ser chamada por muitos Cuiabanos Pau Rodado, porém até o meu nascimento e ser uma verdadeira Cuiabana e saber que pau rodado é um nome dado a todos aqueles aventureiros cheios de sonhos que chegaram nesta terra, pode-se dizer que demorou, mais hoje sei que tenho dupla personalidade cultural, uma delas a de minha Terra Natal Belém do Pará, e outra a minha terra que me adotou Mato Grosso Cuiabá. Uma terra onde encontrei guarida , pão, e água fresca e sombra para amarrar o meu cavalo.
Aqui encontrei um homem, que por fim me roubou o coração,O pastor José dos Santos, E grandes amigos que jamais esquecerei, e desejo registrar aqui os mesmos, em gratidão, eterna em fazer parte de minha vida, Pastor Angêlo e sua Esposa Tânia, Reverendo Wilson José dos Santos e sua Esposa Pastora Clarice Santos, os filhos do casal como Karina minha melhor amiguinha em 1999, a 2000, e todos os primos de Karina, sobrinhos do Pastor Wilson que para mim foram os meus pais em minha chegada em MT, Pastora Carla e seu esposo Silvàn, mais carinhosamente chamado de Silvão, casal amado, grata a mãe da pastora Carla, a suas 2 filhas, a Amiga Cristiane, de Roondonôpolis MT, ao Pastor Delson e Esposa, aos amigos da Escola Estadual Ramiro , Diretora Cleici, minha madrinha de casamento , amiga protetora a coordenação da escola e a Todos os Educadores que dedicaram partes de suas vidas a mim. Aos meus alunos da cidade de Roondonolopis MT, que sei que dedicaram a mim seus mais puros sentimentos, Grata eternamente a cada um de vocês. Aqui fiquei , apesar de ter saído de Belém do Pará com um sonho de ir em poucos meses para Portugal, para realizar uma faculdade de Canto lírico, eu amei tanto Cuiabá, que por aqui fiquei , a vida cheia de surpresas, oportuniza-me com a felicidade de ser uma Cuiabana de chapa e cruz.
Mais na solidão tem um vazio, por que 10 anos se passaram, a vida mudou eu mudei, e eu não tenho algo meu, um sonho que hoje é algo tão real em minha vida.
Sabe a noite escuto a voz de meu filho, "me chamando", "escuto o seu chorinho", sinto tanto a sua falta em minha vida, sinto falta dele correndo pela casa, falando comigo e com o seu papai, sinto falta do seu cheiro .
Como seria gostos, cheirá-lo, tocá-lo, (...).
Nossa ponho-me a perguntar a Deus como posso sentir tanta falta de alguém que não conheço.
Era assim que me sentia antes de me casar, quando deitava, a solidão tomava a minha vida a minha alma, mais agora é mais intenso o que sinto, é a falta de mim mesma, de alguém que tenho que moldar a minha semelhança, de dedicar o meu canto, o meu sorriso, a as letras de minhas músicas, o toque do meu violão, sinto que tenho que destinar os meus olhos a ele, mais não sei a onde ele está!
E nem quando ele vem.
( choro)...
Se sentirei ele dentro de mim?
Se ele nascerá de meu útero?
Ou nascerá de meu coração?
Será que a minha pergunta é tão difícil para alguém me responder
Alguém da terra , ou dos céus, das montanhas, dos mares , das estrelas, ou das florestas, das águas, das flores, de que reino ele vem a resposta?
Sei que ele está em algum lugar.
Mais não sei quando ele vem para os meus braços .
Só queria dizer para os meus amigo, que estou muito triste hoje, e desejava muito que ele estivesse ao meu lado hoje. Sabe? Somente hoje queria dizer que não sou tão forte como sempre me mostro a todos.
E desejo declarar que muitas das vezes o meu grande sorriso é para esconder uma grande dor que está em meu coração.
Um beijo para você meu filho.
Saudades da sua mãe.
Que te espera, em todos os minutos da vida.
Amigos , Familiares, Alunos,Educadores, Aqui deixo um pouco de mim.
Gotas de minha vida.
Educadora Claudia S.Brasil Weyl.