terça-feira, 14 de outubro de 2008

A INCLUSÃO UM VERDADEIRO DESAFIO PARA A HUMANIDADE.



Em nosso mundo do século 21, em que a liberdade e a democracia estão se estendendo a todos os continentes, é espantoso e moralmente inaceitável que centenas de milhares de homens, mulheres e crianças sejam vítimas de exploração, abuso e escravidão por parte de mercadores da miséria humana.
O tráfico atinge muitos países em todo o planeta, inclusive o nosso. Estima-se que são traficadas de 800 mil a 900 mil pessoas por ano. Quase 20 mil dessas vítimas entram nos Estados Unidos. A natureza transnacional desse tipo de crime requer que os países de origem, de trânsito e de destino trabalhem em parceria para evitar o tráfico, proteger as vítimas e condenar os responsáveis.
Com o uso da força, fraude, corrupção, coação e outros meios horríveis, os traficantes oprimem as pessoas impotentes, desesperadas e vulneráveis. Meninas de apenas 5 anos são vendidas para a prostituição; meninos de apenas 11 anos são transformados em milicianos fortemente armados para servir como meninos-soldados ou executar trabalho forçado para os combatentes.
Os Estados Unidos estão preparados para ajudar os países que demonstrarem um compromisso resoluto de aumentar sua capacidade interna de combate ao tráfico. Trabalhando em conjunto, poderemos ajudar as vítimas do tráfico a se libertar da escravidão e a viver em liberdade com dignidade. Em parceria, poderemos poupar milhares e milhares de pessoas do sofrimento pelo qual outras já passaram.
Secretário de Estado dos EUA, Colin Powell
Adaptado das considerações tecidas por ocasião da divulgação do Relatório sobre Tráfico de Pessoas, de 2003, em 11 de junho de 2003.
DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA.
PROGRAMAS DE INFORMAÇÕES INTERNACIONAIS.
Pesquisadora Professora Susana Weyl.

Sem comentários: